Censo Escolar 2020: prazo para retificações encerra hoje (30)

30/10/2020 - 15h11 - Por Karoline Figueiredo

Os responsáveis pelas instituições de ensino podem conferir, complementar ou retificar as informações, caso sejam necessárias, até nesta sexta-feira (30). Após este período, não será mais permitido realizar alterações.

Os dados podem ser conferidos por meio dos relatórios disponíveis no Sistema Educacenso. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), alguns relatórios só podem ser visualizados ao selecionar uma escola na plataforma.

A divulgação dos resultados finais do Censo Escolar, das sinopses estatísticas, com todas as redes de ensino, de forma contextualizada e dos microdados públicos é prevista para dezembro de 2020, por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Censo Escolar - Os dados coletados servem para promoção de políticas públicas, buscando melhoria na educação; e acompanhamento de repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para municípios e unidades da Federação. As informações consolidadas em pesquisa, servem por exemplo, para distribuição de recursos referentes à merenda, material didático, material escolar e outros.

Os dados também contribuirão para a continuidade de um conjunto de indicadores que possibilitam a análise da situação educacional no Brasil, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); as taxas de rendimento e de fluxo escolar; a distorção idade-série; referências para as metas do Plano Nacional de Educação (PNE); entre outros.

Confira os dados preliminares do Censo Escolar 2020 e demais no portal do Inep.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: