Cerca de 30% dos candidatos do ENEM 2017 ainda não acessaram o Cartão de Confirmação da Inscrição

01/11/2017 - 15h53 - Por Karoline Figueiredo

O Ministério da Educação (MEC) informou que até às 18h30 de ontem (31), 69% dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (2017) já haviam consultado os locais de provas. Segundo o MEC, o Estado com maior número de acessos até o momento é o Ceará, com 79%. Entre os participantes treineiros, o acesso é de 84%.

O ENEM 2017 será realizado em 12.416 locais, distribuídos em 1.725 cidades de todo país. O total de inscritos nesta edição chegou a 7.603.290, número inferior comparado ao ano anterior (2016) que chegou a 9.276.328.

O Cartão de Confirmação da Inscrição não é exigido para apresentação, porém, é necessário que os concorrentes imprimam o documento já que o mesmo informa o número da inscrição, os dados do participante, a língua estrangeira optada (inglês ou espanhol), atendimento especial ou diferenciado (se for o caso), local e horários de provas. Para acessar o comprovante, o candidato deverá informar o nº do CPF e a senha cadastrada na  página do ENEM. 

Para não sofrer imprevistos e conseguir bom desempenho nos dias de provas, os candidatos devem estar atentos às seguintes orientações: conhecer antecipadamente os locais e horários dos exames; ter uma boa noite de sono antes das avaliações; fazer uma refeição antes de sair de casa; verificar qual o melhor meio de transporte para chegar no tempo esperado, além de conferir o trânsito na cidade; deixar separado a documentação que será apresentada e o material utilizado; e conferir o fuso horário da região.

A atenção deve ser redobrada em relação ao horário do fechamento dos portões no local de prova. A sugestão é que os mesmos cheguem com antecedência de 1 hora para que haja tempo suficiente de localizar as salas.

Todos os portões serão fechados às 13 horas conforme horário de Brasília, no entanto, algumas regiões do país possuem fuso horário diferenciado. Confira:

Fechamento às 10 horas: Acre;

Fechamento às 11 horas: Amazonas, Rondônia e Roraima;

Fechamento às 12 horas: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins;

Fechamento às 13 horas: Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

As provas acontecerão em dois domingos seguidos, nos dias 05 e 12 de novembro de 2017, respectivamente. No primeiro dia serão aplicadas Redação, Linguagens, Códigos e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia, terão Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Nos dias de avaliações os candidatos deverão obrigatoriamente apresentar: documento original de identificação com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira de Reservista ou Passaporte). Não serão aceitos cópias, cópias autenticadas ou carteirinha de estudante. Em caso de perda do documento, o candidato poderá apresentar Boletim de Ocorrência dentro do prazo de 90 dias; e caneta esferográfica de tinta preta com material transparente.

Sobre a Declaração de Comparecimento: Antes de acessar o Cartão de Inscrição, os concorrentes deverão ler as instruções sobre a declaração de comparecimento. A partir deste ano, os candidatos que precisarem comprovar a presença no Exame (seja por motivo de trabalho ou outra situação) deverão imprimir o mesmo na página do participante, levar no dia da avaliação e solicitar a assinatura do coordenador de local de prova. Para cada dia prova deverá ser impressa uma declaração. O documento referente ao dia 05 já está disponível para download, para o dia 12 estará disponível a partir do dia 6.

O gabarito será publicado dia 15 de novembro e o resultado final está previsto para 19 de janeiro de 2018. As notas poderão ser utilizadas para Processos Seletivos como SISU, ProUni, FIES e PRONATEC.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: