Cerca de 5 milhões de alunos farão os exames do "Sistema de Avaliação da Educação Básica" em todo país

03/11/2015 - 20h41 - Por Karoline Figueiredo

Iniciaram nesta terça-feira, 03/11, em todo país, as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) que serão realizadas por aproximadamente 5 milhões de estudantes até o dia 13/11. A avaliação conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) neste ano também abrange a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC) conhecida como Prova Brasil e a Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB).

As provas são aplicadas em estudantes de ensino fundamental e médio com questões nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, além do questionário socioeconômico que tem o propósito de colher informações necessárias sobre os fatores que possam estar ligados ao desempenho dos alunos.

Aplicadores, professores e diretores também respondem questionários que servem para coleta de informações sobre aspectos da vida escolar, nível socioeconômico e cultural, formação profissional, prática pedagógica, formas de gestão, entre outros.

 Os objetivos do SAEB e da Prova Brasil são avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro e a partir daí, o Ministério da Educação (MEC) e as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação poderão definir ações voltadas para a melhoria da qualidade de educação e a redução das desigualdades existentes.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: