Certificadores do ENEM 2016 iniciam amanhã o treinamento

14/09/2016 - 14h37 - Por Karoline Figueiredo

O curso de capacitação dos 25 mil servidores públicos que atuarão como certificadores no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) inicia amanhã (15) na modalidade de Ensino à Distância (EaD) e vai até 9 de outubro. O treinamento terá duração de 30 horas e será dividido por turmas.

A Rede Nacional de Certificadores (RNC) foi criada no ano passado para auxiliar no acompanhamento dos procedimentos de aplicação do Exame in loco (no lugar) com objetivo de cobrir a necessidade de monitoramento em todos os pontos de provas. O ENEM este ano será realizado em 1.727 municípios e 17 mil locais de provas em todo país.

Os certificadores cuidam por exemplo do recebimento dos cadernos de provas, da preservação e abertura dos mesmos, entre outros. Observam situações consideradas de risco ou qualquer tipo de irregularidade. A RNC também fica responsável pela aplicação de provas dos sabatistas (candidatos guardadores do sábado por motivo da religião).

A RNC repassa todas as informações ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) por meio de relatório de certificação na qual geram dados estatísticos que contribuem para a melhoria do processo. Nesta edição de 2016 a equipe terá um aplicativo para registrar todas as etapas do processo e enviá-las em tempo real ao INEP.

A seleção dos certificadores foi realizada por meio de chamada pública. A exigência para inscrição de participação é ser funcionário público.

 

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: