CHINA realiza maior Vestibular do mundo; para população é uma das datas mais importante do ano

10/06/2016 - 15h17 - Por Karoline Figueiredo

A China encerrou ontem (9) as provas do Vestibular 2016, considerado, o maior do mundo por reunir cerca de 10 milhões de candidatos. O exame chamado GAOKAO dura entre dois a três dias dependendo da região e é o momento mais esperado pelos jovens chineses.

O Processo Seletivo GAOKAO é um pré-requisito para ingresso em quase todas as Universidades do país, por isso, reúne um grande número de participantes. Na China existe uma cultura e um status social muito forte em relação ao Vestibular onde a reprovação simboliza um enorme fracasso. Durante 12 anos os alunos são preparados para este exame, as escolas e as famílias exercem influência e até pressão sobre os jovens para que realizem com sucesso e obtenham aprovação.

Segundo pesquisas do Ministério da Educação Chinês e do Jornal da Juventude da China, 89,6% dos estudantes acreditam que seus destinos possam mudar em função dos resultados do concurso, principalmente jovens do interior que acham que é uma das únicas oportunidades de crescimento e realizações.

Nesta edição, o sistema de segurança durante as provas foram ainda mais rigorosos do que nas edições anteriores. Os estudantes foram revistados minunciosamente, inclusive com reconhecimento facial. De acordo com uma emenda na Lei criminal chinesa, a partir deste ano, os estudantes que forem flagrados colando nas provas poderão pegar até sete anos de prisão. Em caso de outras irregularidades cometidas pelos vestibulandos, os mesmos serão impedidos de prestar Vestibular por até três anos.

 

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: