CNE aprova 4ª edição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos

13/11/2020 - 16h11 - Por Karoline Figueiredo

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou a 4ª edição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) apresentada pelo Ministério da Educação (MEC). 

O material passará por período de homologação, e em seguida, substituirá a versão atual, vigente desde 2014. A nova versão será totalmente digital, tornando-se mais acessível ao público. Após homologação, o Catálogo ficará disponível no portal do MEC.

O MEC realizou uma consulta pública da versão preliminar do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT). Qualquer pessoa interessada poderia participar por meio de preenchimento de formulário eletrônico, até 10 de julho.

As contribuições foram avaliadas durante o processo de validação do documento, conduzida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do MEC. O CNCT foi desenvolvido e encaminhado para o Conselho Nacional de Educação (CNE), em agosto de 2020. O material foi elaborado por mais de 200 especialistas.

O que é Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT)?:

É um documento que apresenta de forma detalhada a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, com o propósito de orientar e informar as instituições de ensino, os estudantes, as empresas e a sociedade em geral. 

O conteúdo é atualizado frequentemente pelo MEC para contemplar novas demandas socioeducacionais. Para as instituições de ensino, o catálogo é um referencial para o planejamento dos cursos e suas correspondentes qualificações profissionais e especializações técnicas de nível médio; para os estudantes, serve de base para a escolha de seus cursos, mostrando os diferentes perfis profissionais, as possibilidades de atuação e outras informações; para o setor produtivo auxilia na definição da contratação de profissionais com perfis adequados quanto às suas necessidades.

Para mais informações acesse o portal do MEC.

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: