Comissão da Verdade, mobilidade urbana e comunicação são temas no primeiro dia de Enem

Por EBC Agência Brasil
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A Comissão da Verdade, que investiga violações aos direitos humanos cometidos durante a ditadura militar do Brasil, foi um dos temas da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada neste sábado em todo o Brasil. Os participantes tiveram quatro horas e meia para responder a 90 questões de ciências humanas e ciências da natureza.

O exame trouxe, como de costume, enunciados que levaram os candidatos a refletir a relação dos conteúdos das disciplinas cobradas com cotidiano. A mobilidade urbana foi tema de questões de ciências humanas, em questão que relacionou a urbanização brasileira no início da segunda metade do século XX, o sistema ferroviário e o transporte coletivo. A comunicação também apareceu em questão que, com uma charge, abordou a implantação da rede telefônica no Brasil.

A falta de água em São Paulo e região sudeste não apareceu explicitamente nas provas de hoje, mas houve uma questão em que era exigido calcular o gasto de água que uma família gasta no banho, por mês, com base nas informações do manual de uma ducha, que trazia relacionava a vazão da água com a pressão.

O tradicional livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupery, também apareceu na prova de ciência da natureza, para surpresa dos participantes. A banda elaboradora da prova usou o trecho "Quando é meio-dia nos Estados Unidos, o sol, todo mundo sabe, está se deitando na França. Bastaria ir à França num minuto para assistir ao pôr-do-sol". com base nele, os candidatos deveriam responder qual característica física do Terra é citada nesta parte da obra.

Uma tirinha do personagem Cebolinha, de Maurício de Souza, também apareceu na prova de ciências da natureza. Na questão, os candidatos deveriam falar qual vetor de aceleração estimula o coelhinho de pelúcia da Mônica atingiria o menino.

Neste domingo, os candidatos farão mais 90 questões nas provas de linguagens e códigos e de matemática, além de elaborar a redação que deve ter de 8 a 30 linhas. A duração da prova será de 5 horas e meia.

Por EBC - Agência Brasil / CC-BY 3.0

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!