Comissão Internacional da Cruz Vermelha lança IV Prêmio de Cobertura Humanitária

02/07/2020 - 20h09 - Por Karoline Figueiredo

A Comissão Internacional da Cruz Vermelha (CICV) abriu dia 1º de julho, as inscrições para IV Prêmio CICV de Cobertura Humanitária. 

A iniciativa busca valorizar trabalhos de jornalistas e veículos de comunicação do Brasil, que se dedicam à cobertura de temas humanitários. A competição também incentiva a produção de conteúdos jornalísticos de qualidade sobre o assunto abordado.

As categorias são as seguintes:

"CICV Reportagens e Documentários": Devem abordar temas humanitários internacionais em conflitos armados, porém, as reportagens podem fazer referência à aplicação das normas do Direito Internacional Humanitário (DIH), ou seja, as normas aplicáveis na guerra. O conteúdo também pode ser voltado ao impacto humano dos conflitos armados, como a assistência humanitária (entrega de alimentos, de medicamentos, atenção à saúde, fornecimento de água potável); migração; desaparecimento em situação de conflitos armados; ataques e missões médicas; e violência sexual em situação de conflitos armados.

Dentro desta categoria, também serão aceitos reportagens (nacionais ou internacionais) sobre o impacto humanitário da pandemia de Covid-19 sobre as vítimas. Caso esse assunto seja voltado para refúgio e apatridia, a inscrição deve ser efetuada na categoria ACNUR 70 anos.

"ACNUR 70 anos": Conteúdos jornalísticos de caráter documental, voltados exclusivamente para temas relacionados ao refúgio e apatridia. A categoria é oferecida pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), em parceria com a CICV, que completa 70 anos de fundação.

Os critérios de participação são os seguintes: Profissionais de imprensa que atuem em meios de comunicação brasileiros, ou em veículos estrangeiros que tenham produção específica para público brasileiro; Produções jornalísticas que destaquem temas humanitários, com foco nas vítimas; Produções para meios impressos, televisão, rádio ou multimídia; material deve ter sido veiculado entre 1º de agosto de 2019 e 31 de agosto de 2020.

As inscrições podem ser efetuadas até às 23h59 de 1º de setembro de 2020 no site. Os vencedores receberão premiação em dinheiro e viagem. Confira o Regulamento e a página da CICV para mais informações.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: