Como evitar atrasos no dia do Enem

31/10/2014 - 09h10 - Por Thaís Ferraz

Todos os anos, diversos candidatos se atrasam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e acabam sendo barrados nos portões dos locais de prova. Os atrasos não são reversíveis -- uma vez que os portões se fecham, os candidatos são automaticamente impedidos de entrar nas salas e de prestar a prova.  Para evitar o problema, conheça (e não repita!) os erros mais comuns cometidos pelos estudantes:

Não sair de casa com antecedência

O Edital do Enem é bastante claro: as provas terão início às 13h, mas os portões de acesso estarão abertos desde as 12h. Recomenda-se que os candidatos cheguem ao local com no mínimo uma hora de antecedência.

Não conhecer o local de prova antes

A maior parte dos candidatos do Enem não conhece o local em que fará a prova. Se você puder, visite o local antes e acostume-se com a organização. Se não for possível, chegue com antecedência. Lembre-se que alguns dos locais de prova possuem diversos andares e corredores, e encontrar a sala certa pode demandar algum tempo.

Não considerar o trânsito e a fila do almoço

Lembre-se que milhares de estudantes estarão na mesma situação que você. O trânsito provavelmente será intenso nos arredores dos locais de prova e nas vias principais das cidades, principalmente se você prestar o exame em alguma capital. Além disso, se você decidir almoçar fora (em um shopping próximo ao local da prova, por exemplo), é bem possível que você enfrente grandes filas. Não esqueça de considerar o tempo perdido no trânsito e na fila do almoço no seu cálculo para chegar com antecedência.

Vaga no estacionamento

Se você for dirigindo, lembre-se de que estacionar o carro poderá demandar bastante tempo.

Errar o horário de verão/errar o fuso horário

Não esqueça que estamos em horário de verão e ajuste todos os relógios de sua casa. Além disso, é importante lembrar que os horários que constam no edital são definidos de acordo com o horário oficial de Brasília -- candidatos que residem em regiões com fuso horário diferente devem ficar muito atentos e realizar a adaptação correta de seus horários.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: