Conferência de fundação do comitê acadêmico da Zhuhai Design Week

28/01/2019 - 23h01 - Por PRNewswire





Designers renomados se reúnem em Zhuhai, na China; inovação aprimora o desenvolvimento industrial



ZHUHAI, China, 28 de janeiro de 2019 /PRNewswire/ -- Na tarde do dia 24 de janeiro, o comitê acadêmico da Zhuhai Design Week realizou sua primeira conferência de fundação Centro Internacional de Convenções e Exposições de Zhuhai. Dentre os participantes, estavam Wang Min, vice-diretor do comitê acadêmico da Academia Central de Belas Artes da China; vários membros acadêmicos, entre eles Chen Dongliang; diretor-executivo da UNESCO ICCSD (O Centro Internacional de Criatividade e Desenvolvimento Sustentável); representantes do Zhuhai Huafa Group, o organizador da Zhuhai Design Week; e membros do secretariado do comitê acadêmico.

Na reunião convocada por Wang Min, foi feita uma apresentação do histórico do comitê, membros e da orientação acadêmica da Zhuhai Design Week. Xi Xiaole, representante do Huafa Group, organizador do evento, emitiu cartas de nomeação aos membros, enquanto Ma Chenfeng, secretário geral do comitê, fez um discurso durante o qual revisou o evento de 2018 e falou de suas expectativas para a Zhuhai Design Week de 2019.

Designers renomados se reúnem em Zhuhai, formando um grupo de especialistas de alto calibre

Wang concedeu uma apresentação detalhada do histórico do comitê e dos membros da reunião. Ele disse que o comitê está sendo estabelecido para atuar como uma plataforma de troca acadêmica de alto nível com o objetivo de aprimorar e solidificar a organização, melhorar o conteúdo e posicionar a marca da Zhuhai Design Week, em um esforço para continuar mantendo o alto nível de qualidade acadêmica do evento, bem como integrar recursos para promover ainda mais o desenvolvimento do setor de design em Zhuhai.

O comitê acadêmico é composto de um coordenador acadêmico e oito membros acadêmicos, que são profissionais notáveis dentro do setor de design ou relacionado ao design, incluindo os supracitados Wang Min e Chen Dongliang, David Grossman, presidente do Conselho Internacional de Design; Liu Xiaokang, secretário geral da Federação de Associações de Design de Hong Kong; Liu Xiaokang, fundador do URBANUS; Ma Ke, fundador da Wu Yong; Ma Quan, vice-reitora do Corpo Docente de Humanas e Artes da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau; Tong Huiming, vice-diretor do subcomitê sobre Ensino de Design Industrial no Ministério da Educação; e Wang Yudong, vice-diretor do Gabinete do Comitê Organizador da Beijing Design Week.

O comitê acadêmico da Zhuhai Design Week se destaca por seu alto nível de conhecimento, bem como pela ampla gama de disciplinas que estão incluídas e a profundidade de cobertura regional. Em termos do nível acadêmico, além do coordenador, o Sr. Wang (ex-presidente da Faculdade de Design da Academia Central de Belas Artes da China e, atualmente, vice-diretor do comitê acadêmico da academia), a quem foi outorgado o título de Yangtze River Scholar Professor, o comitê inclui os principais designers de moda, indústria e arquitetura da China, alguns dos artistas e designers gráficos mais famosos da Ásia, bem como líderes das maiores organizações de designers do mundo. Em termos de áreas de especialização, os membros acadêmicos vêm de diferentes disciplinas, incluindo as industriais, arquitetônicas, de moda e design de arte, bem como pesquisa de ensino em design e gestão de produção. Em termos de cobertura regional, eles são de alguns dos principais centros de design do mundo, incluindo Nova York, Pequim, Guangzhou, Shenzhen, Hong Kong e Macau. Como resultado de seus esforços, o setor de design estabeleceu um mecanismo de colaboração e troca onde acontecem diálogos de alta qualidade, bem como cooperação entre as principais regiões internacionais e domésticas, impulsionando a convergência global do setor de design.

Na reunião, Xi Xiaole, representante do Huafa Group e organizador do evento, emitiu as cartas de nomeação, que trazem o logotipo exclusivo da Zhuhai Design Week, aos especialistas mencionados anteriormente.

Especialistas e acadêmicos, por meio de apresentações e discussões, contribuem para o desenvolvimento de um projeto para o setor de design da Área da Baía

O comitê acadêmico da Zhuhai Design Week realizou três seminários premium das 9h00 às 18h00 no dia 24 de janeiro: os seminários de preparação e estabelecimento, bem como o seminário do Zhuhai Design Center, no qual especialistas e acadêmicos, por meio da exposição de apresentações e o envolvimento em discussões, deu suas contribuições ao desenvolvimento de um grande projeto para o setor de design da Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau (a "Área da Baía").

Durante a manhã, os membros do comitê trataram em primeiro lugar do status do desenvolvimento social e econômico, bem como a exclusividade regional tanto da Área da Baía quanto de Zhuhai. Eles acreditavam que, além de ser o lugar certo para a realização da semana de design, Zhuhai também montou o principal círculo social do mundo para designers por meio do estabelecimento do comitê. Após engajar-se em discussões sobre as características, posicionamento e significância da Zhuhai Design Week, os membros apresentaram suas propostas: solidificar conexões entre a comunidade de design e a gama maior de empresas de pequeno e médio porte a fim de proporcionar uma plataforma para a demonstração do sucesso de projetos de design de alta qualidade e capacitar a transformação de empresas e produtos; aumentar a quantidade de diálogos e a qualidade das comunicações entre os designers nos centros mundiais do setor de design, bem como estabelecer uma aliança do setor de design para a Área da Baía como janela para expansão internacional e entrada de recursos; acelerar a apresentação e comercialização de esforços de pesquisa e design de parceiros universitários.

Durante a tarde, o comitê propôs a ideia de construir a plataforma Zhuhai Design Center com o objetivo de atrair empresas relacionadas ao design e produção de ponta em conjunto com recursos inovadores nacionais e internacionais por meio da plataforma, visando a impulsionar a transformação dos setores de produção, moda e turismo em Zhuhai e ao redor da Área da Baía.

O comitê chegou a um consenso sobre como os membros podem complementar uns aos outros em termos de expertise, integração de recursos e cooperação: com a realização da Zhuhai Design Week, eles colaborarão para angariar recursos do setor de design e explorar como integrar a tecnologia e o design por meio do pensamento inovador e humanista. O objetivo é impulsionar a profunda integração de serviços modernos e de produção de ponta com base na inovação do setor voltada à economia real, fazer contribuições à aglomeração industrial e ao desenvolvimento de uma segunda geração de empreendedorismo em Zhuhai, promover a prosperidade do setor relacionado ao design da área e melhor satisfazer as crescentes necessidades da população local para uma vida melhor.

O secretário geral do comitê fala sobre suas expectativas para a Zhuhai Design Week de 2019 enquanto revisa o evento de 2018

Durante os seminários, Ma Chenfeng, secretário geral do comitê, revisou a Zhuhai Design Week de 2018. A primeira edição do evento consistiu de 10 sessões, incluindo uma exposição sobre design, uma conversa inaugural e um fórum paralelo, além de 22 eventos interativos, atraindo mais de 1.000 designers sêniores de mais de 10 países e regiões em todo o mundo. Notadamente, a exposição de design excedeu as expectativas dos organizadores, visto não somente ter atraído mais de 250.000 visitantes no local e 200.000 visitantes on-line, mas também receberam alta aclamação de visitantes locais.

A Zhuhai Design Week de 2019 será realizada mais uma vez pelo Huafa Group e é altamente aguardada pelo setor à medida que o organizador planeja acrescentar novos tópicos no evento, incluindo o 70o. aniversário do estabelecimento da Nova China e o 20o. aniversário do retorno de Macau à China mantendo, ao mesmo tempo, sessões que foram famosas entre os visitantes no ano passado.

O comitê planeja reunir grupos de pensadores profissionais de ponta, proporcionar acesso a recursos de design de alto nível e identificar alguns dos efeitos do design superior da área numa tentativa de promover o desenvolvimento do setor de design da Área da Baía. Além disso, espera-se que o estabelecimento do comitê prepare o terreno para a realização da Zhuhai Design Week de 2019, um evento anual de design que ajudará Zhuhai a se tornar um dos centros de design mais importantes da Área da Baía.

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/814166/Zhuhai_Design_Week_organizer.jpg

FONTE Zhuhai Huafa Group