Confira 8 sites úteis para o Enem

02/07/2016 - 17h11 - Por Thaís Ferraz

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 será aplicado nos dias 5 e 6 de novembro. Em todo o Brasil, cerca de 9,2 milhões de estudantes realizarão a prova, que será composta por uma redação e 180 questões de 4 áreas: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, códigos e suas tecnologias e Matemática. Para auxiliar na preparação dos estudantes, o Infoescola selecionou 10 sites que trazem conteúdos importantes para o processo seletivo. Confira:

  1. Hora do enem
    A Hora do Enem é uma plataforma online de preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio que foi lançada pelo Ministério da Educação no começo deste ano. O programa conta com simulados, vídeo-aulas e planos de estudos e pode ser acessado neste link.
    A plataforma é compatível com computadores, tablets e celulares. No primeiro acesso, o estudante deverá indicar o curso em que deseja ser aprovado e quanto tempo disponível tem para estudar por dia para o Enem. Com base nessas informações, a plataforma irá oferecer um plano de estudo feito sob medida para o candidato, com aulas e exercícios voltados para as necessidades do aluno.
  2. Banco de provas do Inep
    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) - órgão responsável pelo Enem - disponibiliza um banco de provas e gabaritos de todas as edições anteriores do Exame. Os arquivos podem ser conferidos neste link.
  3. Banco de Redações da UOL
    A UOL Educação possui um acervo de redações corrigidas e comentadas. Os documentos podem ser conferidos neste link.
  4. Biologia Total
    Paulo Jubilut é biólogo formado pela Universidade Federal de Santa Catarina com mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade do Vale do Itajaí. Atuou como professor nos mais conceituados colégios e cursinhos do Paraná e de Santa Catarina. Jubilut é o criador do projeto Biologia Total, um curso de Biologia online com material completo que, além das aulas, também disponibiliza material didático, simulados e outros materiais. Para conhecer o projeto Biologia Total, clique aqui.
  5. Politize
    O Politize é um projeto novo que tem como objetivo fornecer educação política de forma didática e sem vinculações político-partidárias. O portal aborda temas atuais, que podem servir para a prova de Ciências Humanas ou até mesmo para a Redação. Para acessar o conteúdo, clique aqui.
  6. Plataforma da Pixar
    Para quem gosta de aprender de forma criativa e não muito convencional, a plataforma da Pixar pode ser uma boa opção. A empresa estadounidense de animação digital vinculada à Walt Disney Company lançou uma plataforma online que utiliza animações para ensinar conteúdos escolares. A ferramenta pode ser acessada neste link.
    A plataforma foi desenvolvida para estudantes do ensino fundamental e médio e está disponível também em português. São oferecidas vídeo-aulas, exercícios interativos e outras atividades. O conteúdo inclui personagens famosos da empresa, como os dos filmes Toy Story, Wall-E e Valente.
  7.  Khan Academy
    Traz conteúdos sobre matemática, ciência, programação de computadores, história, história da arte e economia, entre outros. Pode ser acessada neste link.
  8.  Projeto estudar e aprender
    Leandro Piccini é graduado em História pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, trabalha como professor no ensino regular e estuda neurociência voltada para o aprendizado e para o desenvolvimento pessoal. Após notar que seus alunos não sabiam como estudar, Piccini desenvolveu o projeto Estudar e Aprender, que pretende ajudar a desenvolver o aprendizado através do método dos 3 passos (Organização, Concentração e Memorização).

Dica extra: o Infoescola possui um acervo enorme de textos sobre os mais variados conteúdos escolares, distribuídos entre as disciplinas do Ensino Médio e outros assuntos relacionados. Confira nosso banco de conteúdos na página inicial do site.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: