Confira a Cartilha que orienta o manuseio de alimentos durante a pandemia

15/06/2021 - 14h55 - Por Karoline Figueiredo

O Núcleo de Estudos e Pesquisas de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Amazonas (Nepeali/Ufam), com coordenação da professora Sarah Caroline Ferreira das Chagas Costa, desenvolveu a Cartilha: "Segurança de alimentos: enfrentar a insegurança dos alimentos durante a Covid-19". Acesse o material.

De acordo com a Sarah, a elaboração do documento deu início a partir da conscientização de comerciantes e manipuladores para preparar, armazenar e vender os alimentos de forma adequada, higiênica e segura. "Diante das orientações do Ministério da Saúde (MS) e demais órgãos públicos do Governo, e conforme o cenário atual, as atitudes básicas no dia-a-dia podem fazer a diferença, explicou a coordenadora.

A Cartilha é destinada não somente a comerciantes e manipuladores de alimentos, como toda a sociedade que consome. As instruções auxiliarão em como proceder no manuseio dos alimentos durante o preparo, armazenamento e venda. Além disso, são informados de como agir em relação a higienização dos alimentos, mãos e utesílios.

Ao seguir as orientações, a população estará prevenindo além da Covid-19, outros microrganismos patogênicos que possam fazer mal à saúde.

Outra Cartilha também já foi publicada: "Segurança de alimentos na prevenção contra Covid-19: como higienizar legumes, frutas, verduras e embalagens".

Para mais informações acesse o portal Ufam.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: