CONSED e outras entidades se manifestam contra calendário do Enem 2020; INEP fica aberto ao diálogo e sugestões

02/04/2020 - 14h11 - Por Karoline Figueiredo

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) emitiu nota sobre o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Confira a nota na íntegra.

Alunos de todo país estão sem aulas presenciais desde final de março em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19). Com essa situação, o CONSED teme prejuízos nos estudos e despreparo dos alunos para realização do Enem 2020, visto que muitos não possuem recursos para manter aprendizagem e conhecimento em casa.

"O Conselho Nacional de Secretários da Educação (CONSED) manifesta profunda preocupação quanto às datas divulgadas, uma vez que estão suspensas as aulas nas escolas em todo território nacional, bem como pelos prejuízos para os estudantes, especialmente de escolas públicas. Não há dúvidas de que os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio são os que sofrem maior impacto. Por isso a importância do diálogo e do olhar para os mais afetados neste difícil momento de pandemia do Covid-19".

O CONSED sugere ainda que, espere o fim do período de pandemia e suspensão das aulas para redefinir as datas do Enem 2020. A União Nacional do Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) também se manifestam contra o calendário atual do Enem 2020, levando em consideração a situação atual do país e dos estudantes.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) responsável pela aplicação do Exame, publicou ontem (1) nota oficial sobre assunto. Confira a declaração completa.

O INEP informou que está aberto ao diálogo para aprimoramento de suas atividades, que as sugestões serão avaliadas e discutidas, visando sempre no que for melhor para a educação brasileira.