Consed: Estados manterão aulas presenciais suspensas

26/03/2020 - 14h56 - Por Karoline Figueiredo

O Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) emitiu na última quarta-feira (25) uma nota informando que os Estados vão manter as aulas suspensas no combate ao Covid-19.

O Consed abrange as 27 redes estaduais, que atendem 16 milhões de estudantes. "...manter as aulas presenciais suspensas é um ato de responsabilidade, para proteger não apenas a vida dos nossos estudantes e servidores, mas de todos aqueles que estão em seu torno, especialmente os idosos e com doenças crônicas", informa a entidade em nota.

O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento na última terça-feira (24) criticando a suspensão das aulas. O posicionamento de Bolsonaro vai contra as recomendações de entidades de saúde e cientistas onde confirmam que o isolamento social contém significativamente a disseminação do vírus.

Mais de 100 países já fecharam todas as Escolas e a recomendação principal é o isolamento social. O novo coronavírus (Covid-19) é transmitido facilmente e se alastra com muita rapidez. A tentativa de conter a disseminação é também para que o sistema público de saúde não entre em colapso. As unidades não possuem leitos, equipamentos ou profissionais suficientes para atender grande demanda ao mesmo tempo. Em decorrência do caos que poderá surgir se não for controlado o vírus, muitas pessoas poderão morrer em decorrência não apenas do Covid-19, mas também de outras doenças ou ferimentos graves, pois não haverão equipamentos disponíveis ou atendimento suficiente para suprir a necessidade de urgência dos casos.

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: