Curso 'Alfabetização Baseada na Ciência' abre 20 mil vagas novas

25/05/2021 - 15h26 - Por Karoline Figueiredo

O Curso online Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) abriu as inscrições para 20 mil novas vagas. A capacitação é destinada aos profissionais da educação que atuam na alfabetização e aos estudantes de licenciatura. Os interessados devem se cadastrar no portal AVAMEC.

Os objetivos do curso são atualizar os conhecimentos dos professores alfabetizadores acerca de evidências científicas sobre o ensino da leitura e escrita das crianças nos primeiros anos de escolaridade no Brasil; identificar as necessidades de formação dos professores alfabetizadores, assim como promover as práticas de melhorias; incentivar o uso de métodos de ensino de leitura e escrita eficazes e baseados em evidências científicas; entre outros. Confira a metodologia, a ementa, o cronograma e demais informações sobre o curso neste link.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), já foram preenchidas 180 mil vagas desde seu lançamento. Os candidatos que se inscreverem a partir de agora, também terão o acesso ao conteúdo já ofertado pelo curso.

O curso ABC faz parte do Programa de Intercâmbio para Formação Continuada de Professores Alfabetizadores, do Programa "Tempo de Aprender", e é resultado de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Secretaria de Alfabetização do MEC (Sealf) e as instituições portuguesas - Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e Universidade Aberta de Portugal (UAB).

Para mais informações acesse o portal do MEC.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: