Dados do Censo Escolar 2021 devem ser conferidos até sexta-feira (22)

21/10/2021 - 16h29 - Por Karoline Figueiredo
Sempre abrir.

Os gestores das instituições de ensino devem conferir, confirmar ou retificar (caso seja necessário) as informações referentes à matrícula inicial do Censo Escolar da Educação Básica 2021 até sexta-feira (22), por meio do sistema Educacenso.

Nesta primeira etapa são coletadas informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula. Os resultados finais da primeira etapa serão anunciados em janeiro de 2022.

A segunda etapa do Censo, começa dia 1º de fevereiro de 2022 e seguirá até 17 de março. Nesta etapa, as instituições irão declarar dados referentes à "Situação do Aluno", que abrange rendimento dos estudantes, quantidade de aprovados e reprovados, e ao movimento (transferidos, deixaram de frequentar e falecidos).

O Censo Escolar é o principal meio de coleta de informações sobre a Educação Básica, coordenado pelo Inep em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

Os dados coletados servem para promoção de políticas públicas, buscando melhoria na educação; e acompanhamento de repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para municípios e unidades da Federação. As informações consolidadas em pesquisa, servem por exemplo, para distribuição de recursos referentes à merenda, material didático, material escolar e outros. Os dados também contribuem para a continuidade de um conjunto de indicadores que possibilitam a análise da situação educacional no Brasil, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); as taxas de rendimento e de fluxo escolar; a distorção idade-série; referências para as metas do Plano Nacional de Educação (PNE); entre outros.

Para mais informações acesse o portal do Inep.