Dados preliminares do Censo Escolar 2021 estão disponíveis

Por Karoline Figueiredo
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Os dados preliminares da primeira etapa do Censo Escolar da Educação Básica 2021 foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) de quarta-feira (22), e já estão disponíveis no portal do Inep para consulta.

Nesta primeira etapa são coletadas informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula. Agora, os responsáveis pelos estabelecimentos de ensino poderão conferir, confirmar e retificar (caso seja necessário) as informações por meio do Sistema Educacenso. O prazo vai até 22 de outubro.

Os resultados finais da primeira etapa que serão anunciados em janeiro de 2022. A segunda etapa do Censo, começa dia 1º de fevereiro de 2022 e seguirá até 17 de março. Nesta etapa, as instituições irão declarar dados referentes à "Situação do Aluno", que abrange rendimento dos estudantes, quantidade de aprovados e reprovados, e ao movimento (transferidos, deixaram de frequentar e falecidos).

O Censo Escolar é o principal meio de coleta de informações sobre a Educação Básica, coordenado pelo Inep em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

Os dados coletados servem para promoção de políticas públicas, buscando melhoria na educação; e acompanhamento de repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para municípios e unidades da Federação. As informações consolidadas em pesquisa, servem por exemplo, para distribuição de recursos referentes à merenda, material didático, material escolar e outros. Os dados também contribuem para a continuidade de um conjunto de indicadores que possibilitam a análise da situação educacional no Brasil, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); as taxas de rendimento e de fluxo escolar; a distorção idade-série; referências para as metas do Plano Nacional de Educação (PNE); entre outros.

OBS: O Inep poderá alterar o cronograma, em função das medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19. Para mais informações acesse o portal do Inep.

 

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!