Dados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica 2020 são publicados; informações devem ser conferidas até 30 de outubro

02/10/2020 - 19h04 - Por Karoline Figueiredo

O dados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica 2020 foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) da última quinta-feira (1º).

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os responsáveis pelas instituições de ensino podem conferir, complementar ou retificar as informações, caso seja necessário, até dia 30 de outubro. Após este período, não será permitido alterar dados declarados.

A divulgação dos resultados finais do Censo Escolar, das sinopses estatísticas, com todas as redes de ensino, de forma contextualizada e dos microdados públicos é prevista para dezembro de 2020 por meio de publicação no DOU.

Censo Escolar - Os dados coletados servem para promoção de políticas públicas, buscando melhoria na educação; e acompanhamento de repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para municípios e unidades da Federação. As informações consolidadas em pesquisa, servem por exemplo, para distribuição de recursos referentes à merenda, material didático, material escolar e outros.

Os dados também contribuirão para a continuidade de um conjunto de indicadores que possibilitam a análise da situação educacional no Brasil, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); as taxas de rendimento e de fluxo escolar; a distorção idade-série; referências para as metas do Plano Nacional de Educação (PNE); entre outros.

Para mais informações acesse o portal do Inep.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: