Dirigentes do Programa da ONU sobre HIV/AIDS lançam medidas para combater discriminação nos serviços de saúde

30/12/2017 - 14h53 - Por Karoline Figueiredo

A 41ª Plenária da Junta de Coordenação do Programa Conjunto da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre HIV/AIDS (UNAIDS), ocorreu nos dias 12 a 14 de dezembro, em Genebra - Suiça. O encontro reuniu gestores e pesquisadores com o objetivo de debater e buscar estratégias para combater a discriminação nos serviços de saúde.

O preconceito nos estabelecimentos de saúde é considerado atualmente um dos principais obstáculos para erradicar a epidemia até 2.030. Quando profissionais da área da saúde agem por razões discriminatórias, negando ou negligenciando acesso aos serviços - seja tratamento, cuidados e outros procedimentos, além de ferir aos direitos humanos, gera também impacto em toda sociedade, contribuindo para a falta de prevenção e a permanência da epidemia no mundo.

De acordo com os especialistas, a discriminação também impede que as pessoas procurem atendimento médico por medo e receio de sofrer preconceito e falta de confidencialidade. As pessoas que vivem em lugares onde não conseguem ou não possuem acesso aos serviços de saúde, possuem maiores chances de ficarem sem fazer o teste de HIV ou realizar o tratamento.

Durante a reunião foram debatidos outros aspectos acerca do tema. Na ocasião, os participantes da Junta do UNAIDS estabeleceram algumas estratégias a serem aplicadas para redução na discriminação nos serviços da saúde:

  • Programas e outras iniciativas para eliminar a discriminação nos serviços de saúde devem ser informados por evidências, ou seja, a discriminação deve ser, monitorada, medida e rastreada; Avaliar tanto as experiências dos usuários dos serviços, quanto as atitudes e práticas dos profissionais da área; Monitorar a existência e a implementação de políticas não discriminatórias a nível Nacional, local e dentro das unidades de saúde.
  • Os países devem oferecer  aos profissionais de saúde educação antes e durante o trabalho, permitindo assim, que os profissionais desenvolvam competências em matéria de direitos humanos, igualdade de gênero, fortalecendo a compreensão da ética médica, dos direitos dos trabalhadores, da atuação e responsabilidade em relação a discriminação.
  • Os países devem revisar e fortalecer Leis que proíbam a discriminação nos serviços de saúde, que garantam o fornecimento de medicamentos para pessoas cujos direitos foram violados e que os responsáveis sejam punidos por seus atos. A aplicação de leis e políticas públicas são previstas como uma parte da solução, no entanto, os Estados também devem implementar medidas que protejam as pessoas que vivem com HIV.
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: