Educação no mundo 4.0 é destaque no seminário virtual do MEC

09/04/2020 - 12h29 - Por Karoline Figueiredo

O Ministério da Educação (MEC) iniciou ontem (8), uma série de encontros virtuais onde especialistas debatem o contexto e os desafios da educação diante das necessidades da quarta revolução industrial.

A iniciativa chamada "Educação no mundo 4.0" faz parte de uma estratégia do MEC para o desenvolvimento de um projeto sobre os desafios da educação diante do novo contexto social trazido pela economia 4.0. "Temos um grande desafio pela frente para preparar estudantes e educadores protagonistas em um mundo 4.0 por meio de novos processos de ensino e aprendizagem, usando tecnologias", declarou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Ariosto Culau.

As secretarias vinculadas ao MEC estão realizando frequentes reuniões de forma virtual para elaborar definições e estratégias sobre o tema atual."Identificamos no MEC, a necessidade de formulação de uma estratégia de políticas educacionais. Ela deve orientar e integrar as políticas e projetos do MEC e das demais instâncias responsáveis pela política educacional. A indução do MEC é muito importante nesse momento", esclareceu Arisoto.

Segundo o secretário, a educação no contexto da economia 4.0 está sendo debatida entre diversos atores governamentais. A Câmara Brasileira da Indústria 4.0, que integra diversos ministérios do governo federal vem discutindo este avanço. O MEC atua nesse colegiado para pensar sobre a formação do capital humano"

"Nesse momento de crise, vemos o quanto a gente precisa trabalhar para o desenvolvimento de novas metodologias, novos conhecimentos, para que a gente possa trabalhar de forma integrada e com recursos que venham a melhorar o ambiente de aprendizagem", concluiu o secretário.

O evento "Educação no mundo 4.0" também acontecerá nos dias 9, 13, 14 e 15 de abril às 16 horas. Os interessados em participar devem acessar o portal do programa.

Para mais informações acesse o portal do MEC.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: