Enade passará por mudanças em 2016

21/12/2015 - 16h10 - Por Karoline Figueiredo

Em entrevista coletiva na sexta-feira (18/12) sobre a revelação dos dados do Enade (Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes) 2014, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares, declararam que o Enade na edição de 2016 passará por mudanças significativas para melhorar a avaliação das Instituições de Ensino Superior do país.

Entre as mudanças estão o aperfeiçoamento da metodologia de construção das provas, e como proposta do Inep, o cálculo do exame realizado por níveis de proficiência de estudantes por curso ao invés de uma nota. "O nível de proficiência dos estudantes é mais correto e mais justo, o estudante vai estar em um patamar independente das outras instituições" esclareceu Mercadante.

Pelas propostas sugeridas o Enade passaria a ser um dos critérios de ingresso para a pós-graduação e entraria no Histórico Escolar do acadêmico. Outra sugestão é o Enade Digital com o propósito de tornar a prova universal e anual para todos os concluintes.

Todas as mudanças ainda serão debatidas e esclarecidas em audiências públicas.

O Enade foi criado em 2004 e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) com o propósito de verificar o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências. As avaliações são trienal e destinadas aos que estão ingressando e concluindo os cursos.

No ano passado, 85,72% dos cursos avaliados apresentaram desempenho satisfatório (3, 4 e 5) no Conceito Preliminar de Curso. A maioria das notas 4 e 5 foram apresentadas nas Instituições Públicas, 36,38%. Enquanto nas Instituições Particulares o percentual com esses conceitos mais altos foram de 25,64%.

As áreas na qual foram aplicados os exames do Enade 2014 foram Ciências Exatas, Licenciaturas, Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial. Foram avaliados 9.963 cursos de 43 áreas do conhecimento.

Acesse os Indicadores de Qualidade da Educação Superior na página do Inep.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: