Encceja 2020: inscrições são prorrogadas até 25 de janeiro

21/01/2021 - 12h50 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou as inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. As inscrições que encerrariam nesta sexta-feira (22), agora, poderão ser efetuadas até às 23h 59 da próxima segunda-feira (25).

A participação no Encceja é voluntária e gratuita. Os candidatos devem primeiramente, realizar o cadastro na página do governo. Confira no Edital as orientações sobre as inscrições e demais informações do processo seletivo.

O Encceja Nacional é direcionado aos jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada e desejam obter Certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Para realizar a prova com o propósito de Certificação do Ensino Fundamental, é necessário possuir no mínimo 15 anos (até a data do exame). Para Certificação do Ensino Médio, a idade mínima exigida é 18 anos. Para adquirir o Certificado ou a Declaração de Proficiência, os participantes devem obter no mínimo 100 pontos em cada área de conhecimento aplicada na prova.

Os candidatos puderam justificar ausência na edição de 2019 junto ao Inep, entre os dias 14 e 20 de dezembro de 2020. O procedimento era obrigatório caso o candidato desejasse participar da edição de 2020. A falta de justificativa, ou reprovação da mesma, implicou no pagamento de R$ 40,00. Segundo o Inep, a Guia de Recolhimento da União (GRU) estará disponível e pode ser paga até 27 de janeiro.

As provas voltadas ao Ensino Fundamental e ao Ensino Médio acontecem dia 25 de abril de 2021, em todos os Estados e Distrito Federal. Para mais informações acesse o portal do Inep.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: