Encceja 2020: pedido de reaplicação por motivo de Covid-19 ou outra doença infectocontagiosa pode ser feito até sexta-feira (27)

23/08/2021 - 18h28 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, que os candidatos inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) com sintomas de covid-19 ou outras doenças infectocontagiosa, não devem comparecer aos locais de provas no próximo domingo (29).

Os participantes nestas condições devem solicitar a reaplicação do exame no portal do Encceja, até às 12h de 27 de agosto (próxima sexta-feira). A situação do candidato deve ser comprovada por meio do sistema. Os casos serão analisados pelo Inep e os resultados serão anunciados dia 28 de agosto (sábado) no sistema do Encceja.

São consideradas doenças infectocontagiosas: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola ou varicela.

O Encceja recebeu nesta edição, 1.630.046 inscrições. Do total, 301.438 são voltadas para certificação do Ensino Fundamental, e 1.328.608 para o Ensino Médio. As provas serão aplicadas em todos os Estados e Distrito Federal, das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30.

Durante o processo de inscrição, o participante pôde escolher até quatro provas objetivas, conforme sua necessidade de disciplina na grade curricular para conclusão do ensino. Cada uma prova possui 30 questões de múltipla escolha e uma Redação. Para certificação do Ensino Fundamental são avaliados conhecimentos nas áreas de Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa; Língua Estrangeira Moderna; Artes; Educação Física; História; Geografia e Redação. Para certificação no Ensino Médio são analisados conhecimentos em Ciências da Natureza e Suas Tecnologias; Matemática e Suas Tecnologias; Linguagens Códigos e Suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e Suas Tecnologias.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL) será realizado nos dias 13 e 14 de outubro.

A participação no Exame é voluntária e gratuita. O Encceja Nacional é direcionado aos jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada e desejam obter Certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Para realizar a prova com o propósito de Certificação do Ensino Fundamental, é necessário possuir no mínimo 15 anos (até a data do exame). Para Certificação do Ensino Médio, a idade mínima exigida é 18 anos. Para adquirir o Certificado ou a Declaração de Proficiência, os participantes devem obter no mínimo 100 pontos em cada área de conhecimento aplicada na prova.

Para mais orientações e informações acesse o portal do Inep.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: