Os candidatos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020, que tiveram suas solicitações para atendimento especializado e/ou tratamento por nome social reprovadas, podem entrar com recursos até às 23h59 de hoje (5) no sistema Encceja.
Os participantes deverão encaminhar nova documentação que comprovem a necessidade do atendimento. Os resultados serão divulgados dia 12 de fevereiro na página do participante.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) oferece atendimento especializado para baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e/ou discalculia. Atendimento especial são ofertados para gestantes, idosos, estudantes em classe hospitalar, além do tratamento pelo nome social.
A participação no Exame é voluntária e gratuita. O Encceja Nacional é direcionado aos jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada e desejam obter Certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Para realizar a prova com o propósito de Certificação do Ensino Fundamental, é necessário possuir no mínimo 15 anos (até a data do exame). Para Certificação do Ensino Médio, a idade mínima exigida é 18 anos. Para adquirir o Certificado ou a Declaração de Proficiência, os participantes devem obter no mínimo 100 pontos em cada área de conhecimento aplicada na prova.
As provas voltadas ao Ensino Fundamental e ao Ensino Médio acontecem dia 25 de abril de 2021, em todos os Estados e Distrito Federal. Para mais informações acesse o portal do Inep.