Encceja recebe 1,6 milhão de inscrições; exame é voltado aos candidatos que não concluíram os estudos em idade adequada e desejam obter certificação

05/02/2021 - 20h03 - Por Karoline Figueiredo

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) recebeu nesta edição, 1.630.046 inscrições. Do total, 301.438 são voltadas para certificação do Ensino Fundamental, e 1.328.608 para o Ensino Médio. As provas serão aplicadas dia 25 de abril em todos os Estados e Distrito Federal.

Durante o processo de inscrição, o participante pode escolher até quatro provas objetivas, conforme sua necessidade de disciplina na grade curricular para conclusão do ensino. Cada uma prova possui 30 questões de múltipla escolha e uma Redação. Para certificação do Ensino Fundamental são avaliados conhecimentos nas áreas de Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa; Língua Estrangeira Moderna; Artes; Educação Física; História; Geografia e Redação. Para certificação no Ensino Médio são analisados conhecimentos em Ciências da Natureza e Suas Tecnologias; Matemática e Suas Tecnologias; Linguagens Códigos e Suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e Suas Tecnologias.

A participação no Exame é voluntária e gratuita. O Encceja Nacional é direcionado aos jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada e desejam obter Certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Para realizar a prova com o propósito de Certificação do Ensino Fundamental, é necessário possuir no mínimo 15 anos (até a data do exame). Para Certificação do Ensino Médio, a idade mínima exigida é 18 anos. Para adquirir o Certificado ou a Declaração de Proficiência, os participantes devem obter no mínimo 100 pontos em cada área de conhecimento aplicada na prova.

Para mais informações acesse o portal do Inep.