Enem 2014 tem mais de 5 milhões de inscrições

20/05/2014 - 15h34 - Por Thaís Ferraz

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou, às 13 horas desta terça-feira, um novo balanço parcial das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até o momento da divulgação, 5.008.713 candidatos já haviam realizado seus cadastros. As inscrições serão encerradas nesta sexta-feira (23).

Clique aqui para efetuar sua inscrição

Para a inscrição, os candidatos deverão apresentar CPF, RG e um e-mail pessoal válido. Durante o cadastro, os candidatos deverão escolher a língua estrangeira da prova, o local de aplicação dos exames e indicar necessidade de atendimento especializado. A inscrição irá gerar uma senha de acesso ao sistema que será utilizada durante todo o processo do Enem.

O Inep divulgou, também, os melhores horários para evitar o congestionamento do site na hora de se inscrever no exame. Segundo o órgão, os candidatos encontrarão menos dificuldades se efetuarem seus cadastros antes das 9h, entre as 14h e as 17h, ou após as 21h.
O Inep estima que até 8,2 milhões de pessoas se inscreverão no Enem este ano. No ano passado, 7,1 milhões de candidatos se cadastraram no site do exame.

O Enem foi criado em 1998 e, à partir de 2009,  passou a ser utilizado como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. As universidades podem adotar o exame de quatro diferentes formas: como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e online; como primeira fase; combinado com o vestibular da instituição; ou como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

O Enem também é utilizado para o acesso a programas oferecidos pelo Governo Federal, como o Programa Universidade para Todos (ProUni). As notas do Enem também servem como certificação do ensino médio e como um dos critérios de participação no programa Ciência sem Fronteiras.

Mais informações na página do MEC e na página do Enem.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: