Enem 2015 começa hoje; confira algumas dicas antes de sair de casa

24/10/2015 - 08h09 - Por Thaís Ferraz

Neste fim de semana, mais de 7 milhões de candidatos prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No sábado, os participantes responderão às provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, das 13h30 às 17h30, enquanto no domingo serão aplicadas as provas de Linguagens e Códigos e Matemática e Redação, das 13h30 às 18h30. Confira algumas dicas para a realização dos exames:

Horários

O Edital do Enem é bastante claro: as provas terão início às 13h30, mas os portões de acesso estarão abertos desde as 12h e serão fechados às 13 horas. Recomenda-se que os candidatos cheguem ao local com no mínimo uma hora de antecedência. Fique atento em relação a diferenças causadas pelo fuso horário ou pelo horário de verão.

O que levar no dia da prova

Todos os participantes deverão apresentar documento de identificação original com foto, conforme especificado no edital. Além disso, cada participante deverá levar ao menos uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O uso de caneta com outra cor de tinta poderá comprometer a leitura ótica do cartão-resposta.

Os estudantes podem levar alimentos para a sala de aula. Recomenda-se que sejam produtos leves, como frutas e barrinhas de cereais. Não esqueça de levar água.

O que não levar (e não fazer) no dia da prova
De acordo com o Edital, os candidatos estão proibidos, sob pena de eliminação do exame, de:

  • Portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira e borrachas;
  • Portar livros, manuais, impressos, anotações;
  • Portar quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;
  • Utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;
  • Portar armas de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte;
  • Ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas 2 (duas) horas do início das provas.

Boa prova!

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: