ENEM 2016 destinado às Pessoas Privadas de Liberdade será realizado na próxima semana

09/12/2016 - 16h20 - Por Karoline Figueiredo

Exame Nacional do Ensino do Médio (ENEM) 2016 destinado às Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM PPL) será realizado nos dias 13 e 14 de dezembro (próxima terça e quarta-feira) dentro das unidades prisionais e socioeducativas.

Segundo o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) responsável pela aplicação das provas, esta edição registrou 54.358 inscritos de unidades prisionais e socioeducativas de todo país. Do total de candidatos, 42.490 tentarão por meio do exame a certificação do ensino médio.

Participarão do ENEM PPL apenas os órgãos de Administração Prisional e Socioeducativa que firmaram Termo de Compromisso com o INEP.

As inscrições dos candidatos ENEM PPL foram efetuadas por responsáveis pedagógicos de cada Instituição vinculada à unidade. Os responsáveis também ficam encarregados de repassarem os resultados e demais informações, assim como, o encaminhamento dos estudantes aos Programas de acesso à Educação Superior. Lembrando que os candidatos aprovados precisam de autorização judicial para frequentar às aulas.

No primeiro dia o exame terá duração de 4 horas e 30 minutos contendo questões de ciências humanas e ciências da natureza. No segundo dia, o tempo para realização será de 5 horas e 30 minutos com questões em Linguagens, Matemática e Redação.

Com o resultado da média obtida no ENEM o estudante poderá tentar uma vaga por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) na qual oferta bolsas de estudos integrais ou parciais em cursos de Graduação em Instituições Privadas de Ensino Superior; poderá se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SISU) onde oferece vagas em Instituições Públicas; Financiamento Estudantil (FIES), entre outros.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: