Enem 2017: Candidatos que tinham direito à isenção mas tiveram seus pedidos negados e pagaram o boleto não receberão o dinheiro de volta

Por Thaís Ferraz
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Na semana passada, o Inep publicou um comunicado que determinava a possibilidade de recurso para os candidatos que tinham direito à isenção de taxa mas tiveram seus pedidos negados. Apesar disso, o órgão afirmou na sexta-feira que a opção é válida apenas para candidatos que não pagaram o boleto gerado pelo sistema. O dinheiro dos estudantes que tinham direito à isenção mas pagaram os boletos não será devolvido.

Isto porque o Inep afirma que o sistema de inscrições do Enem 2017 não registrou nenhum erro referente à concessão de isenções de pagamento. De acordo com o órgão, os candidatos que tinham direito ao benefício mas tiveram seus pedidos negados não foram prejudicados pelo sistema, mas sim por erros próprios (como solicitar a categoria errada de isenção).

Recurso

Os candidatos que não pagaram o boleto e desejam entrar com recurso deverão contatar o Inep e encaminhar documentos comprobatórios para análise da situação. O procedimento deve ser realizado até o dia 25 de junho. Neste link, o Inep dá orientações para a realização do procedimento.

O Inep só analisará os pedidos que forem encaminhados acompanhados dos respectivos comprovantes da situação socioeconômica e de escolaridade dos requerentes. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 0800 61 61 61.

Confira se você tinha direito à isenção de taxa

O Edital diz que a isenção será concedida:

Mais informações podem ser encontradas no Edital e no portal do Inep.

 

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!