ENEM 2017 registra baixo índice de eliminação entre os candidatos

07/11/2017 - 13h20 - Por Karoline Figueiredo

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2017 realizado no último domingo (5), terminou com 273 eliminados em todo país. Do total de candidatos desclassificados, 264 foram pelo descumprimento de regras gerais do Edital, e 9 deles por porte de objetos proibidos, identificados por detectores de metais.

Comparado a Edição de 2016 onde ocorreu 3.942 eliminações no primeiro dia, e 4.780 no segundo, esta revelou-se mais tranquila e sem ocorrências graves.

O ENEM deste ano inaugurou a prova personalizada e a utilização de detectores de ponto eletrônico com o propósito de garantir a isonomia e a segurança das avaliações.

"Temos uma clara percepção de satisfação, por parte dos candidatos, sobre a divisão de aplicação do ENEM em dois domingos. Nós continuamos acompanhando e assegurando que a segunda etapa, no próximo domingo, dia 12, vai ocorrer dentro da mesma normalidade e tranquilidade para os estudantes de todo país", declarou o ministro da Educação, Mendonça Filho.

Faltantes:

Foram 6.731.344 inscritos, e deste total, 69,8% compareceram ao Exame. Entre os 30,02% dos faltantes, 15% não chegaram a acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição. Entre as novas regras previstas pelo ENEM, em relação aos isentos, não será permitido nova solicitação de isenção para aqueles que se ausentarem nos dias de provas.

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: