ENEM 2018: atendimento pelo nome social pode ser solicitado até 03 de junho

Por Karoline Figueiredo
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018 que desejam o atendimento pelo nome social devem efetuar a solicitação até 03 de junho na página do participante.

Os concorrentes deverão preencher o formulário de solicitação e anexar os seguintes documentos digitalizados (em PDF, PNG ou JPG): foto colorida, atual, individual, nítida, com fundo branco, tirada da cabeça até os ombros, sem acessórios como boné, óculos, gorro, etc; cópia assinada do formulário de solicitação; cópia assinada de um documento de identificação original com foto (frente e verso). Confira no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) todas as orientações e demais informações sobre o procedimento.

O nome social refere-se ao nome utilizado no cotidiano por pessoas transexuais e travestis, onde o nome preferencial e socialmente reconhecido não reflete com a identidade de gênero oficialmente registrada. A Lei 8.727/2016 dispõe sobre o uso do nome social, além de outros direitos como a alteração do nome nos documentos oficiais.

O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza este recurso no ENEM desde 2014, com o objetivo de combater o preconceito e o constrangimento.

O Cartão de Confirmação da Inscrição estará disponível para consulta em outubro. As provas serão aplicadas nos dias 04 e 11 de novembro, dois domingos seguidos.

O ENEM a partir deste ano, contará com um acréscimo de 30 minutos no segundo dia de provas. Confira os horários:

1º dia - 13h30 às 19h: 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias; 45 questões de Linguagens,  Códigos e suas Tecnologias; e Redação.

2º dia - 13h30 às 19h30: 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias.

O ENEM é um Programa do Governo Federal por meio do Ministério da Educação (MEC), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (IENP), que busca avaliar o grau de conhecimento dos estudantes no Ensino Médio e proporcionar o acesso dos mesmos às Instituições de Educação Superior de todo país. Com a média obtida no ENEM, é possível concorrer às vagas em cursos de graduação ofertadas pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos), FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e em Instituições Portuguesas.

Para mais informações acesse a página do ENEM 2018.

 

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!