Enem 2018: confira os possíveis temas de Redação

18/09/2018 - 15h28 - Por Karoline Figueiredo

Os candidatos desta edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem praticar a Redação já se baseando nos principais assuntos da atualidade. Veja quais são os possíveis temas da prova de Redação:

Fake News e seus impactos - termo utilizado para referenciar publicações não verdadeiras que são divulgadas e compartilhadas nas redes sociais.

Bullying - Agressões físicas ou verbais que acontecem de forma intencional e repetitiva. Geralmente ocorre com adolescentes em fase escolar;

Cyberbullying - Pessoas que utilizam tecnologias de informação e comunicação para praticar violência contra outras pessoas;

Racismo e Discriminação Social - Preconceito referente à raça e/ou a classe social, ainda presente no mundo;

Desigualdade Social no Brasil - Consequência da má distribuição de renda no país. Importante que o estudante entenda a causa da desigualdade para obter melhor desenvolvimento no texto;

Crise Política no Brasil -  Principais acontecimentos na política nos últimos anos. Podem ser destaques a corrupção sistêmica, as condenações, a crise econômica, entre outros;

Inclusão e Exclusão Social - Quais são as necessidades, os desafios e as soluções para inclusão social de negros, pobres, portadores de deficiência, homossexuais, entre outros, que ainda sofrem exclusão;

Refugiados - A chegada dos refugiados (de outros países) no Brasil;

Epidemias - O retorno de epidemias já erradicadas no Brasil, entre elas, a febre amarela, sarampo, poliomielite, hepatite A, rubéola e difteria.

Violência e Criminalidade no Brasil - Quais são as causas da violência e da criminalidade contínua no país, principalmente em determinadas regiões.

 

O Cartão de Confirmação da Inscrição estará disponível para consulta em outubro, no portal do candidato. As provas serão aplicadas nos dias 04 e 11 de novembro, dois domingos seguidos.

O Enem a partir deste ano, contará com um acréscimo de 30 minutos no segundo dia de provas. Confira os horários:

1º dia - 13h30 às 19h: 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias; 45 questões de Linguagens,  Códigos e suas Tecnologias; e Redação.

2º dia - 13h30 às 19h30: 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias.

O ENEM é um Programa do Governo Federal por meio do Ministério da Educação (MEC), elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (IENP), que busca avaliar o grau de conhecimento dos estudantes no Ensino Médio e proporcionar o acesso dos mesmos às Instituições de Educação Superior de todo país. Com a média obtida no ENEM, é possível concorrer às vagas em cursos de graduação ofertadas pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos), FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e em Instituições Portuguesas.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: