Enem 2018: último dia de provas acontece neste domingo

10/11/2018 - 15h20 - Por Karoline Figueiredo

O último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018 acontecerá neste domingo (11). A avaliação será aplicada das 13h30 às 18h30 (horário de Brasília), contendo 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Física, Química e Biologia); e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias.

No primeiro domingo(4), os participantes responderam 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias; e 45 questões de Linguagens,  Códigos e suas Tecnologias, além da Redação.

De acordo com o INEP, não é necessário apresentar o Cartão de Confirmação para ter acesso ao local de prova, no entanto, é  ter iimportante ter impresso ou anotar as informações do ensalamento. Os concorrentes devem apresentar um documento oficial com foto e caneta esferográfica de tinta preta com material transparente.

O Cartão de Confirmação disponibiliza o número da inscrição; o local, as datas e horários de provas; opção de língua estrangeira escolhida; e informações sobre atendimentos específicos e/ou especializados e recursos de acessibilidade - caso tenham sido solicitados.

Para não sofrer imprevistos e conseguir bom desempenho no Enem, os candidatos devem estar atentos às seguintes orientações: conhecer antecipadamente os locais e horários dos exames; ter uma boa noite de sono antes das avaliações; fazer uma refeição antes de sair de casa; verificar qual o melhor meio de transporte para chegar no tempo esperado, além de conferir o trânsito na cidade; deixar separado a documentação que será apresentada e o material utilizado; e conferir o fuso horário da região.

A atenção deve ser redobrada em relação ao horário do fechamento dos portões no local de prova. A sugestão é que os candidatos cheguem com antecedência de uma hora para que haja tempo suficiente de localizar as salas.

O fechamento dos portões para o Enem 2018 possui horário diferenciado em determinadas regiões do país - em consequência do horário de verão que iniciou na madrugada de 3 de novembro. Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul e no Distrito Federal, os relógios foram adiantados uma hora.

Os portões de acesso às provas serão fechados nos seguintes horários locais:

  • 10 horas: Acre; Amazonas (Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga);
  • 11 horas: Amazonas (com exceção dos municípios a cima); Rondônia; e Roraima;
  • 12 horas: Alagoas; Amapá; Bahia; Ceará; Maranhão; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Pará; Paraíba; Pernambuco; Piauí; Rio Grande do Norte; Sergipe; e Tocantins.
  • 13 horas: Distrito Federal; Espírito Santo; Goiás; Minas Gerais; Paraná; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul; Santa Catarina; e São Paulo.

Declaração de Comparecimento - Quem precisar comprovar sua presença no Enem, deverá imprimir a declaração personalizada, disponível na página do participante.

Os gabaritos serão divulgados dia 14 de novembro e os resultados dia 17 de janeiro de 2018. Para mais informações acesse a página do MEC.

O ENEM é um Programa do Governo Federal por meio do Ministério da Educação (MEC), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (IENP), que busca avaliar o grau de conhecimento dos estudantes no Ensino Médio e proporcionar o acesso dos mesmos às Instituições de Educação Superior de todo país. Com a média obtida no ENEM, é possível concorrer às vagas em cursos de graduação ofertadas pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos), FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e em Instituições Portuguesas.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: