Enem 2019: mais de 3,9 milhões de candidatos participam do primeiro dia de provas

04/11/2019 - 16h24 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou em entrevista coletiva, as informações sobre o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

Participaram das provas no último domingo (3), mais 3,9 milhões de candidatos, representando 76,9% dos 5,1 milhões de inscritos. Nesta edição, 91% dos candidatos visualizaram o Cartão de Confirmação de Inscrição, documento que informa os dados do estudante e os locais de provas.

De acordo com o INEP, no primeiro dia foram eliminados 366 candidatos em todo país. Na maioria dos casos por emissões de sons de aparelhos eletrônicos (nova regra) e pessoas que negaram a identificação por biometria. O Enem não registrou incidentes graves durante as horas de provas e foi considerado uma edição tranquila e segura.

No primeiro dia foram aplicadas 45 questões de cada área de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Redação. O tema da Redação desta edição foi "Democratização do acesso ao cinema no Brasil".

A próxima etapa de provas acontecerá dia 10 de novembro, contendo 45 questões em cada área de conhecimento - Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Os gabaritos e os cadernos de provas estarão disponíveis para consulta a partir do dia 13 de novembro. Os resultados serão divulgados em janeiro de 2020 (ainda sem dia definido) e os resultados dos candidatos treineiros serão informados em março de 2020 (ainda sem dia definido).

O ENEM é um Programa do Governo Federal por meio do Ministério da Educação (MEC), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que busca avaliar o grau de conhecimento dos estudantes no Ensino Médio e contribuir para o acesso destes às Instituições de Educação Superior. Com a média obtida no ENEM, é possível concorrer às vagas em cursos de graduação ofertadas pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos), FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e em Instituições Portuguesas.

Para mais informações acesse o portal do INEP.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: