Enem 2019: cadernos e gabaritos serão liberados 13 de novembro

11/11/2019 - 15h17 - Por Karoline Figueiredo

Os cadernos de provas e os gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 serão disponibilizados dia 13 de novembro (próxima quarta-feira).As consultas poderão ser feitas no portal do Enem, no portal do INEP  ou pelo aplicativo do Enem no celular.

Os resultados serão divulgados em janeiro de 2020 (ainda sem dia definido) e os resultados dos candidatos treineiros serão informados em março de 2020 (ainda sem dia definido).

Na primeira etapa de provas foram aplicadas questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Redação. O tema da Redação desta edição foi "Democratização do acesso ao cinema no Brasil".

Na segunda etapa, as provas foram compostas questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Reaplicação: Os participantes que se sentirem prejudicados por algum problema logístico durante a realização das provas, podem solicitar uma nova aplicação. Os pedidos devem ser efetuados entre os dias 11 e 18 de novembro, na Página do Participante. Segundo o Inep, não é qualquer acontecimento que será considerado problema logístico. Para o Instituto, os problemas logísticos são casos excepcionais, como desastres naturais, falta de energia elétrica ou falha na execução de procedimento de aplicação de prova, ocorrendo o comprovado prejuízo ao candidato. Após o período de solicitação, os casos serão avaliados individualmente pela Comissão de Demandas do Inep. O resultado será liberado dia 27 de novembro. Os participantes que tiverem seus pedidos aprovados terão a reaplicação do Enem nos dias 10 e 11 de dezembro.

O ENEM é um Programa do Governo Federal por meio do Ministério da Educação (MEC), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que busca avaliar o grau de conhecimento dos estudantes no Ensino Médio e contribuir para o acesso destes às Instituições de Educação Superior. Com a média obtida no ENEM, é possível concorrer às vagas em cursos de graduação ofertadas pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos), FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e em Instituições Portuguesas.

Para mais informações acesse o portal do INEP.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: