Enem 2019: confira as competências avaliadas na Redação

01/11/2019 - 17h02 - Por Karoline Figueiredo

O Guia de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019  está disponível no portal do INEP em formato de PDF, e em vídeo - na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para surdos e deficientes auditivos. O objetivo do manual é levar aos candidatos esclarecimentos sobre a metodologia de avaliação da Redação, entre outras orientações.

A avaliação exige a produção de um texto em prosa, na modalidade dissertativo-argumentativo sobre um tema que será proposto na área social, cultural, científica ou política. Os participantes deverão defender sua opinião em relação ao tema, com argumentos consistentes, coerência e coesão.

A correção da prova de Redação no Enem é realizada no mínimo por dois avaliadores, de forma independente, sem que um saiba da nota atribuída pelo outro. Os professores avaliam o desempenho do participante de acordo com cinco competências, onde cada uma delas pode chegar a 200 pontos. A soma desses pontos podem chegar a 1.000.

As competências avaliadas são:

1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;

2 - Compreender a proposta de Redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;

3 - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

4 - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

5 - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Na Cartilha de Redação, todas as competências estão explicadas detalhadamente, além de conter diversas recomendações.

Nesta edição, foram registradas 5,1 milhão de inscrições. O Estado com maior número cadastramento foi São Paulo, com 816.015 inscritos. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Os gabaritos e os cadernos de provas estarão disponíveis para consulta a partir do dia 13 de novembro. Os resultados serão divulgados em janeiro de 2020 (ainda sem dia definido) e os resultados dos candidatos treineiros serão informados em março de 2020 (ainda sem dia definido).

O ENEM é um Programa do Governo Federal por meio do Ministério da Educação (MEC), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (IENP), que busca avaliar o grau de conhecimento dos estudantes no Ensino Médio e contribuir para o acesso destes às Instituições de Educação Superior. Com a média obtida no ENEM, é possível concorrer às vagas em cursos de graduação ofertadas pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos), FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e em Instituições Portuguesas.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: