Enem 2019: encerra hoje o prazo para solicitação de recurso referente ao pedido de isenção ou justificativa de ausência

26/04/2019 - 17h25 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerra nesta sexta-feira (26), o prazo para solicitação de recurso referente ao resultado do pedido de isenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e a justificativa de ausência na edição anterior.

Candidatos que obtiveram a isenção ou a justificativa de ausência negada, podem entrar com recurso até às 23h59 de hoje, no portal do Enem.

Ao solicitar recurso, o candidato deverá encaminhar documentação específica para isenção ou documentação específica para justificativa de ausência. Os resultados finais serão anunciados dia 2 de maio.

Os participantes isentos ou não, devem efetuar as inscrições do Enem dentro do prazo estabelecido. O benefício não garante a inscrição automática.

O Inep publicou dia 25 de março o Edital do Enem 2019. As principais datas já haviam sido anunciadas pelo Instituto no mês de fevereiro. De acordo com o Edital, este ano terão outras mudanças, entre elas, o sistema de inscrição que permitirá a inclusão da foto do candidato, porém, não obrigatória; o participante será eliminado da prova caso seu aparelho eletrônico emita algum som; os alimentos passarão por revistas; além disso, está sendo desenvolvido um aplicativo de orientação profissional para os estudantes.

O período de inscrições acontecerá entre 6 e 17 de maio e as provas nos dias 3 e 10 de novembro. O valor da taxa será de R$ 85,00, podendo ser paga até 23 de maio.

A solicitação para atendimento específico e especializado ocorrerá no mesmo período de inscrições (6 e 17 de maio). Confira o Edital para conferir a política de acessibilidade e demais informações.

Enem 2018:

As provas foram aplicadas nos dias 04 e 11 de novembro (dois domingos seguidos), em 1.725 municípios brasileiros. O Exame a partir da edição de 2018 contou com um acréscimo de 30 minutos no segundo dia de provas.

O ENEM é um Programa do Governo Federal por meio do Ministério da Educação (MEC), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (IENP), que busca avaliar o grau de conhecimento dos estudantes no Ensino Médio e contribuir para o acesso destes às Instituições de Educação Superior. Com a média obtida no ENEM, é possível concorrer às vagas em cursos de graduação ofertadas pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos), FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e em Instituições Portuguesas.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: