Enem 2019: inscrições iniciam 6 de maio

03/05/2019 - 17h59 - Por Karoline Figueiredo





As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 começam na próxima segunda-feira (6) e seguem abertas até 17 de maio por meio do sistema online.

Candidatos que obtiveram a isenção ou a justificativa de ausência da edição anterior negada, puderam entrar com recurso. O resultado final foi publicado dia 2 de maio no portal do Enem.

Os participantes isentos ou não, devem efetuar as inscrições do Enem dentro do prazo estabelecido. O benefício não garante a inscrição automática. O valor da taxa será de R$ 85,00, podendo ser paga até 23 de maio.

De acordo com o Edital do Enem 2019, algumas alterações foram realizadas, entre elas, o sistema de inscrição que permitirá a inclusão da foto do candidato, porém, não obrigatória; o participante será eliminado da prova caso seu aparelho eletrônico emita algum som; os alimentos passarão por revistas; além disso, está sendo desenvolvido um aplicativo de orientação profissional para os estudantes.

A solicitação para atendimento específico e especializado ocorrerá no mesmo período de inscrições (6 e 17 de maio). Acesse o Edital para conferir a política de acessibilidade e demais informações.

As provas serão aplicadas dias 3 e 10 de novembro.

Enem 2018:

As provas foram aplicadas nos dias 04 e 11 de novembro (dois domingos seguidos), em 1.725 municípios brasileiros. O Exame a partir da edição de 2018 contou com um acréscimo de 30 minutos no segundo dia de provas.

O ENEM é um Programa do Governo Federal por meio do Ministério da Educação (MEC), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (IENP), que busca avaliar o grau de conhecimento dos estudantes no Ensino Médio e contribuir para o acesso destes às Instituições de Educação Superior. Com a média obtida no ENEM, é possível concorrer às vagas em cursos de graduação ofertadas pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos), FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e em Instituições Portuguesas.