Enem 2019: encerra 10 de abril o prazo para pedido de isenção e justificativa de ausência na edição anterior

05/04/2019 - 13h01 - Por Karoline Figueiredo





O prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2019 iniciou na última segunda-feira (1) e encerrará dia 10 de abril. Durante este mesmo período também ocorre a justificativa de ausência de candidatos da edição anterior. Os procedimentos devem ser efetuados no portal do ENEM.

Os resultados de ambos casos serão divulgados dia 17 de abril. Os candidatos poderão entrar com recursos no período de 22 a 26 de abril e os resultados serão anunciados dia 2 de maio.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicou dia 25 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital do ENEM 2019.

As principais datas já haviam sido anunciadas pelo INEP no mês de fevereiro. De acordo com o Edital, este ano terão outras mudanças, entre elas, o sistema de inscrição que permitirá a inclusão da foto do candidato, porém, não obrigatória; o participante será eliminado da prova caso seu aparelho eletrônico emita algum som; os alimentos passarão por revistas; além disso, está sendo desenvolvido um aplicativo de orientação profissional para os estudantes.

O período de inscrições acontecerá entre 6 e 17 de maio e as provas nos dias 3 e 10 de novembro. O valor da taxa será de R$ 85,00, podendo ser paga até 23 de maio.

A solicitação para atendimento específico e especializado ocorrerá no mesmo período de inscrições (6 e 17 de maio). Confira o Edital e o portal do INEP para conferir a política de acessibilidade e os critérios do pedido de isenção na taxa de inscrição.

ENEM 2018:

As provas foram aplicadas nos dias 04 e 11 de novembro (dois domingos seguidos), em 1.725 municípios brasileiros. O Exame a partir desta edição de 2018 contou com um acréscimo de 30 minutos no segundo dia de provas.

1º dia - 13h30 às 19h (horário de Brasília): 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias; 45 questões de Linguagens,  Códigos e suas Tecnologias; e Redação.

2º dia - 13h30 às 19h30 (horário de Brasília): 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias.

O ENEM é um Programa do Governo Federal por meio do Ministério da Educação (MEC), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (IENP), que busca avaliar o grau de conhecimento dos estudantes no Ensino Médio e contribuir para o acesso destes às Instituições de Educação Superior. Com a média obtida no ENEM, é possível concorrer às vagas em cursos de graduação ofertadas pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos), FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e em Instituições Portuguesas.