Enem 2019: uma questão de Ciências Humanas é anulada

19/11/2019 - 15h25 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) declarou nesta terça-feira (19), que uma questão da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Sociologia e Filosofia) foi anulada na aplicação regular do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019).

A questão refere-se ao nº 90 do caderno azul; 78 do caderno amarelo; 66 do caderno branco; e 72 do caderno rosa.

De acordo com o Inep, a anulação ocorreu porque a questão já havia sido aplicada na prova em Braile e Ledor (sistema de leitura e escrita para cegos) do Enem 2018 (questão 56 do caderno laranja). o caderno Ledor é desenvolvido para os aplicadores que atuam como ledores para os participantes que solicitam auxílio para a leitura por meio de recurso de acessibilidade.

O cálculo estatístico da nota do Enem, conforme a Teoria da Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade e as características (parâmetros de complexidade) de cada item. Por este motivo, a anulação não comprometerá o processo de estimação das notas dos participantes.

As questões que compõe as provas de acessibilidade podem sofrer pequena alteração, comparadas às provas regulares, devido às especificidades deste público.

Para mais informações acesse o portal do Inep.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: