Enem 2020: candidato já pode consultar resultado de recurso para isenção da inscrição

07/05/2020 - 14h04 - Por Karoline Figueiredo

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que entraram com recurso referente ao resultado do pedido de isenção da taxa de inscrição, já podem consultar as respostas as página do participante.

Os participantes que tiveram as solicitações negadas em relação à isenção da taxa de inscrição, puderam entrar com recurso até às 23h59 de 1º de maio.  O procedimento permite que os mesmos enviem novos documentos que comprovem os requisitos exigidos para o benefício.

De acordo com o cronograma do Enem 2020, também foram informados os resultados dos recursos quanto à justificativa de ausência da edição de 2019.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) declarou que vai garantir a gratuidade da taxa de inscrição Enem 2020 dos candidatos que não conseguiram solicitar a isenção dentro do prazo. Segundo o presidente do Inep, Alexandre Lopes, a medida foi tomada para não prejudicar estudantes que tiveram suas aulas suspensas. "Ninguém será prejudicado ou ficará para trás", informou Lopes.

A gratuidade será concedida durante o período de inscrição (11 e 22 de maio), sem a necessidade de solicitação pelo participante. Podem receber isenção nos seguintes casos:

  • Estar cursando o último ano do Ensino Médio em 2020, em escola da rede pública;
  • Candidatos que já concluíram o Ensino Médio, em escola da rede pública ou como bolsista na rede privada, além de possuir renda por pessoa na família igual ou menor que um salário mínimo e meio;
  • pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, devendo informar o Número de Identificação Social (NIS), além de possuir renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Importante lembrar que, o processo de isenção não garante a inscrição do candidato. As inscrições ocorrem entre 11 e 22 de maio. A partir deste ano, passa a ser obrigatório a inclusão da foto do participante no sistema. O valor da taxa permanece o mesmo da edição anterior - R$ 85,00, podendo ser quitada até 28 de maio.

As avaliações serão aplicadas nos dias 1º e 8 de novembro na modalidade Enem Impresso. O Enem Digital acontecerá nos dias 22 e 29 de novembro. A estrutura da prova continua sendo a mesma, ou seja, composta por 4 provas objetivas com 45 questões cada, além da Redação. No ato da inscrição, o candidato também deverá escolher uma opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

As solicitações quanto à Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep em relação ao Enem, ocorrerá entre os dias 11 e 22 de maio, mesmo período de inscrições. Os pedidos de tratamento por Nome Social poderá ser efetuado entre 25 e 29 de maio.

Para mais informações acesse o portal do Inep.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: