Enem 2020: confira as medidas de biossegurança adotadas pelo Inep

09/01/2021 - 14h55 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) adotou um conjunto de medidas preventivas para realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, em decorrência da pandemia por Covid-19.

As provas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa); e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital), para um total de 5.783.357 inscritos.

Segundo o Inep, as salas de aula poderão ocupar apenas 50% da capacidade original. Nesta edição, serão disponibilizadas cerca de 205 mil salas, em 14 mil pontos de aplicação. Na edição anterior (2019), o Enem foi aplicado em 145 mil salas, cerca de 10 mil locais de provas.

Além da redução de candidatos em ambiente de aplicação, será disponibilizada uma sala especial com ocupação de até 12 pessoas, consideradas vulneráveis à contaminação do vírus, conforme o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz. O grupo de risco abrange lactantes, gestantes, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes, como cardiopatias, doenças pulmonares crônicas, diabetes, obesidade mórbida, hipertensão, doenças imunossupressoras e oncológicas. Os perfis foram identificados no processo de inscrições, e assim, já alocados em salas especiais.

Os participantes deverão obrigatoriamente utilizar máscaras, podendo portar mais de uma para troca ao longo do dia. As máscaras serão verificadas pelos fiscais de provas. Os candidatos terão acesso ao álcool gel, além disso, suas carteiras estarão organizadas com distanciamento maior por prevenção.

Os profissionais que vão trabalhar nos dias de provas (fiscais, aplicadores e outros colaboradores) também foram capacitados em relação às medidas de segurança sanitária por meio de cursos a distância.

Para mais informações acesse o portal do Inep.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: