Enem 2020: declaração de comparecimento do 2º dia já está disponível no sistema

21/01/2021 - 17h48 - Por Karoline Figueiredo
Clique aqui para abrir o player de áudio.
Sempre abrir.

Os candidatos que precisarem comprovar presença no segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, já podem emitir a Declaração de Comparecimento na página do participante.

O participante deverá apresentar, antes de ingressar na sala, a declaração impressa ao aplicador para confirmação de presença no exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enem, não disponibiliza a Declaração após período de provas.

Os candidatos deverão portar um documento original de identificação com foto, e uma única caneta, esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente.

Os portões dos locais de aplicação serão abertos às 11h30 (horário de Brasília). Assim, os participantes terão 1 hora e 30 minutos para acessar o local de prova. Esta foi mais uma medida adotada em decorrência da pandemia por Covid-19.

A pesar de não ser obrigatório, o Inep indica a portabilidade do Cartão de Confirmação de Inscrição, pois o documento traz todas as informações, como data, horário e local de prova, além de atendimento especializado se for o caso.

Os concorrentes também deverão se apresentar com máscara que cubra totalmente o nariz e a boca. Os mesmos poderão levar mais de uma máscara para troca ao longo do dia. Caso o candidato se recuse a seguir os protocolos de proteção contra a Covid-19, a qualquer momento, será eliminado do exame.

Para mais informações acesse o portal do Inep.