Enem 2020: inicia hoje a solicitação de atendimento por nome social

01/06/2020 - 14h15 - Por Karoline Figueiredo

Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, já podem solicitar o atendimento pelo nome social nos dias de provas. O prazo iniciou nesta segunda-feira (1) e seguirá aberto até sexta-feira (5) na página do participante.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) adotou a medida em 2014, com o objetivo de garantir direitos iguais aos participantes travestis e transexuais no Enem. Neste caso, o candidato realiza a inscrição com o nome civil e, posteriormente, realiza o pedido para que o nome social possa ser utilizado em salas nos dias de provas. Além disso, o participante também pode optar entre sanitário masculino ou feminino.

No ato da solicitação, o candidato deverá enviar a documentação comprobatória para análise. O Inep informa o resultado individualmente. Caso o pedido não seja aprovado, o concorrente terá três dias úteis para encaminhar novo documento. Todo o procedimento é realizado na página do participante.

O Enem 2020 recebeu 6.121.363 inscrições. Do total, 6.020.263 foram para aplicação da prova impressa e 101.100, para a prova digital.

Em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19), o Ministério da Educação (Mec) e o Inep decidiram adiar as provas impressa e digital que estavam marcadas para novembro. As novas datas ainda não foram definidas e passarão por uma consulta aos inscritos, no próximo mês. O objetivo é que os concorrentes escolham o melhor período.

Para mais informações acesse o portal do Inep.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: