Enem 2020: inscrição para avaliador de redação encerra segunda-feira

03/10/2020 - 15h58 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerra na próxima segunda-feira (5) as inscrições do processo seletivo para "Avaliador de Redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020".

Os interessados podem se candidatar até às 17h no portal. Para participar, é necessário cumprir alguns requisitos e realizar um curso de capacitação. Confira o Regulamento.

Segundo o Inep, as exigências para ocupar as vagas são: possuir graduação em letras/língua portuguesa ou linguística; possuir computador pessoal e smartphone (com configurações especificadas no Regulamento); e ter ótimo desempenho no curso de capacitação, sem ser eliminado em qualquer uma das etapas do processo seletivo.

Não podem participar pessoas inscritas no Enem 2020 ou que tenham cônjuge, pais, filhos, dependentes legais ou outro parente de primeiro grau como participante da prova (mesmo como candidato treineiro).

O curso de capacitação a distância acontecerá entre os dias 24 de outubro e 23 de novembro. A capacitação presencial ocorrerá nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2021, no entanto, devido a pandemia poderá ser realizada de forma virtual.

O Inep será responsável por supervisionar a seleção dos profissionais. Serão convocados cerca de 6 mil avaliadores para corrigir as Redações do Enem 2020.

Nesta edição, o Enem registrou 5.783.357 inscrições. A prova de Redação avalia cinco competências: domínio da escrita formal; desenvolvimento do tema na modalidade dissertativo-argumentativo; relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de uma opinião; conhecimento de mecanismos linguísticos para construir a argumentação; e elaboração de proposta de intervenção para o problema proposto, com respeito aos direitos humanos.

Para mais informações acesse o portal do Inep.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: