Enem 2020: inscrições iniciam hoje

11/05/2020 - 14h51 - Por Karoline Figueiredo

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 começaram hoje (11) às 10 horas e seguirão abertas até dia 22 de maio. Os candidatos podem efetuar as inscrições na página do participante ou pelo aplicativo Enem.

O Enem digital será aplicado pela primeira vez nesta edição e poderá receber até 101 mil inscritos. Podem concorrer nesta modalidade apenas alunos que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio. A versão digital é disponível para todos os Estados e Distrito Federal.

Não poderão se inscrever na versão digital alunos que precisam de recurso de acessibilidade. Como é uma aplicação-piloto, o projeto ainda não dispõe muitas opções de recursos, no entanto, as ações serão aprimoradas para que seja acessível a todos os participantes. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a previsão é que até 2026, todos os participantes realizem o exame apenas na versão digital.

As provas do Enem impresso ocorrerão nos 1º e 8 de novembro e o Enem digital, nos dias 22 e 29 de novembro. 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) informou que vai garantir a gratuidade da taxa de inscrição do Enem 2020 aos estudantes que não conseguiram solicitar a isenção. O prazo encerrou dia 17 de abril e recebeu em torno de 3 milhões de pedidos.

Segundo o presidente do INEP, Alexandre Lopes, a medida foi tomada para não prejudicar estudantes que tiveram suas aulas suspensas. "Ninguém será prejudicado ou ficará para trás", informou Lopes.

A gratuidade será concedida durante o período de inscrição (11 e 22 de maio), sem a necessidade de solicitação pelo participante. Podem receber isenção nos seguintes casos:

  • Estar cursando o último ano do Ensino Médio em 2020, em escola da rede pública;
  • Candidatos que já concluíram o Ensino Médio, em escola da rede pública ou como bolsista na rede privada, além de possuir renda por pessoa na família igual ou menor que um salário mínimo e meio;
  • pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, devendo informar o Número de Identificação Social (NIS), além de possuir renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Importante lembrar que, o procedimento de isenção não garante as inscrições dos candidatos.  A partir deste ano, passa a ser obrigatório a inclusão da foto do participante no sistema. O valor da taxa de inscrição permanece o mesmo da edição anterior - R$ 85,00 podendo ser quitada até 28 de maio.

A estrutura da prova continua sendo a mesma, ou seja, composta por 4 provas objetivas com 45 questões cada, além da Redação. No ato da inscrição, o candidato também deverá escolher uma opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

As solicitações quanto à Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep em relação ao Enem, ocorrerá entre os dias 11 e 22 de maio, mesmo período de inscrições. Os pedidos de tratamento por Nome Social poderá ser efetuado entre 25 e 29 de maio.

Para mais informações acesse o portal do MEC.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: