Enem 2020: inscrições seguem abertas até a próxima semana

16/05/2020 - 16h26 - Por Karoline Figueiredo

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 iniciaram dia 11 de maio e seguirão abertas até a próxima sexta-feira (22). Atualmente, o Enem é um dos principais meios de acesso ao ensino superior no país.

Os interessados devem se inscrever na página do participante ou pelo aplicativo Enem. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, que até às 13h45 da última sexta-feira (15)  o sistema havia registrado 3.055.430 inscrições.

De acordo com o Inep, o sistema do Enem foi integrado ao portal de serviços digitais do Governo Federal, por esse motivo, os participantes devem realizar o cadastro no gov.br para acompanhar todas as etapas do Exame. A senha registrada será a única para acesso a todos os serviços federais na internet.

O Enem digital será aplicado pela primeira vez nesta edição, ofertando 101 mil vagas. Podem concorrer nesta modalidade apenas alunos que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio. A versão digital é disponível para todos os Estados e Distrito Federal.

O Inep vai garantir a gratuidade da taxa aos estudantes que não conseguiram solicitar a isenção, no entanto, precisam ser atendidos um dos pré-requisitos exigidos.

A partir desta edição, o concorrente também deverá anexar no ato da inscrição, uma foto em arquivo no formato PNG, JPG ou JPEG, com tamanho máximo de 2 MB. A imagem deve ser nítida para reconhecimento do participante, onde não deve conter boné, chapéu, óculos escuro, lenço, entre outros.

As provas do Enem impresso ocorrerão nos 1º e 8 de novembro e o Enem digital, nos dias 22 e 29 de novembro. A estrutura da prova continua sendo a mesma, ou seja, composta por 4 provas objetivas com 45 questões cada, além da Redação. No ato da inscrição, o candidato também deverá escolher uma opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

As solicitações quanto à Política de Acessibilidade ocorrerá entre os dias 11 e 22 de maio, mesmo período de inscrições. Os pedidos de tratamento por Nome Social poderá ser efetuado entre 25 e 29 de maio.

Para mais informações acesse o portal do Inep.

 

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: