Enem 2020: mais de 2,2 milhões acessam cartão de confirmação em 24h

06/01/2021 - 13h21 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou ontem (5), o Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Segundo o Inep, até às 9h desta quarta-feira (6), mais de 2,2 milhões de candidatos inscritos na versão impressa do Enem, já haviam acessado o Cartão.

O documento informa os dados do participante, o local, a data e hora de prova, além de descrever atendimento especializado e atendimento por nome social, nos casos de solicitações. Apesar de não ser obrigatório a apresentação do Cartão no dia de aplicação de prova, o Inep recomenda a portabilidade do mesmo.

O Cartão de Confirmação de Inscrição deve ser acessado na página do participante. As provas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa); e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital).

Os candidatos, por meio do aplicativo do Enem, podem acompanhar o cronograma completo, os gabaritos, os resultados, além de realizar simulado de preparação ao exame. O portal do Enem também reúne todas as informações sobre o processo seletivo. O portal do Inep conta ainda, com uma página voltada às principais dúvidas do participante.

Os documentos válidos para identificação nos dias de provas são: cédulas de identidade expedidas por instituições como Secretarias de Segurança Pública, Polícias Militar e Federal ou pelas Forças Armadas; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, incluindo os reconhecidos como refugiados, conforme Lei nº9.474, de 22 de julho de 1997; Carteira de Registro Nacional Migratório, prevista pela Lei nº 13.445 de 24 de maio de 2017; Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, do qual trata o Decreto nº 9.277, de 5 de fevereiro de 2018; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe; passaporte; e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Em decorrência da pandemia causada por Covid-19, O Inep também estabeleceu medidas específicas com o objetivo de reduzir aglomerações nos dias de provas. As salas de aula poderão ocupar apenas 50% da capacidade original. Além da redução de candidatos em ambiente de aplicação, será disponibilizada uma sala especial com ocupação de até 12 pessoas, consideradas vulneráveis à contaminação do vírus (Covid-19), conforme o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz. O grupo de risco abrange lactantes, gestantes, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes, como cardiopatias, doenças pulmonares crônicas, diabetes, obesidade mórbida, hipertensão, doenças imunossupressoras e oncológicas. Os perfis foram identificados no processo de inscrições, e assim, já alocados em salas especiais.

Os participantes deverão obrigatoriamente utilizar máscaras, podendo portar mais de uma para troca ao longo do dia. As máscaras serão verificadas pelos fiscais de provas. Os candidatos terão acesso ao álcool gel, além disso, suas carteiras estarão organizadas com distanciamento maior por prevenção.

O Enem 2020 registrou nesta edição, 5,7 milhões inscrições. Para mais informações acesse o portal do Inep.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: