Enem 2020: mais de 2,4 milhões participam do segundo dia de provas

25/01/2021 - 17h16 - Por Karoline Figueiredo

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, da versão impressa, aconteceu no último domingo (24) em 1.689 municípios brasileiros, totalizando 14.447 locais de aplicação e 201.308 salas de provas. Ao todo, 2.470.396 candidatos compareceram ao último dia de exame.

O número de candidatos presentes representa 44,7% dos 5.523.029 inscritos na versão impressa. Os dados ainda são preliminares e os números definitivos serão informados junto com os resultados do Enem 2020. As avaliações não foram aplicadas no Estado do Amazonas e nos munícipios de Espigão D'Oeste e Rolim de Moura, localizados em Rondônia. Esses locais estão previstos a reaplicação nos dias 23 e 24 de fevereiro.

No segundo dia de provas foram eliminados 1.274 participantes por descumprirem regras gerais. Entre as regras estão portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar materiais impressos, não atender determinações dos fiscais, entre outras determinações conforme previstas em Edital.

Segundo o Inep, 18.210 mil inscritos solicitaram a reaplicação do exame por motivo de doenças infectocontagiosas (considerando os dois dias de provas). Do total dos pedidos, 13.716 foram deferidos e 4.494 indeferidos.

Os dados foram anunciados em coletiva de imprensa realizada no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), após encerramento das provas.

"O Inep continua trabalhando para garantir que o cidadão brasileiro tenha acesso aos exames e avaliações. Você assegurar, no meio da pandemia, que mais de 5 milhões pudessem fazer a prova e que mais de 2 milhões fizessem é uma vitória para o Brasil, no sentido de conseguir entregar essa oportunidade aos jovens. O Enem é uma política social. Garantir que o jovem entre numa universidade e tenha acesso à faculdade no primeiro semestre significa que, lá na frente, vamos ter profissionais que vão dar esse retorno à sociedade", declarou o presidente do Inep, Alexandre Lopes.

Os gabaritos das provas serão divulgados na próxima quarta-feira (27). Para mais informações acesse o portal do Inep.

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: