Enem 2020: pedido de isenção e justificativa de ausência encerram 17 de abril

15/04/2020 - 15h10 - Por Karoline Figueiredo

Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 podem efetuar o pedido de isenção da taxa de inscrição e justificar ausência no Enem 2019 até 17 de abril, na página do participante.

A solicitação de isenção pode ser realizada conforme um dos seguintes critérios:

  • Estar cursando o último ano do Ensino Médio em 2020, em escola da rede pública;
  • Candidatos que já concluíram o Ensino Médio, em escola da rede pública ou como bolsista na rede privada, além de possuir renda por pessoa na família igual ou menor que um salário mínimo e meio;
  • pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, devendo informar o Número de Identificação Social (NIS), além de possuir renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Os candidatos que fizeram o pedido de isenção em 2019 e não realizaram as provas, precisam justificar ausência na página do participante caso queiram solicitar isenção em 2020. Em caso de pedido negado, o candidato poderá recorrer no período de 27 de e 1º de maio. As regras são válidas para Enem Impresso e Enem Digital.

A partir deste ano, passa a ser obrigatório a inclusão da foto do participante no sistema de inscrição. O valor da taxa de inscrição permanece o mesmo da edição anterior - R$ 85, podendo ser quitada até 28 de maio.

A estrutura da prova continua sendo a mesma, ou seja, composta por 4 provas objetivas com 45 questões cada, além da Redação. No ato da inscrição, o candidato também deverá escolher uma opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

As solicitações quanto à Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep em relação ao Enem, ocorrerá entre os dias 11 e 22 de maio, mesmo período de inscrições. Os pedidos de tratamento por Nome Social poderá ser efetuado entre 25 e 29 de maio.

Confira os editais do Enem Impresso e Digital.

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: